Rave Host

Central do Assinante > Base de Conhecimento > Domínios > Como funciona o processo de liberação e de concorrência de domínios no registro.br?

Como funciona o processo de liberação e de concorrência de domínios no registro.br?


Há dois momentos em que domínios passam por avaliação do registro.br antes de serem registrados.


1. PROCESSO DE LIBERAÇÃO

Domínios que se encontram em processo de liberação ficam pendentes de registro durante o período determinado "processo de liberação" pelo registro.br, que é o órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil (com terminação .br).

Durante esse processo, é possível se candidatar ao registro do endereço. Para isso, basta fazer a busca pelo nome desejado e efetuar o pagamento por ele. Dessa maneira, garante-se um ticket de interesse pelo domínio.

Com isso existem algumas regras para a escolha do candidato que ganhará a disputa. Ao final do período definido pelo registro.br, o domínio é automaticamente registrado caso haja apenas um candidato. Quando existem duas pessoas ou mais interessadas no mesmo nome, o candidato que apresentar um diferencial ao registro.br (marca registrada) será priorizado para o registro. Entenda mais no site do registro.br.

Para saber se o domínio que você quer possui mais de uma solicitação de registro, faça uma consulta clicando aqui.

Vale lembrar que a lista somente apresentará tickets para domínios que possuam mais de um candidato.

Caso não existam candidatos, o domínio volta para a lista de domínios disponíveis.

Anualmente, acontecem três processos de liberação, com duração de 15 dias cada um. Caso tenha outras dúvidas, acesse o site do registro.br e solicite ajuda.

Caso você se candidate a um domínio e não ganhe o registro após a liberação, a RAVE HOST garante o reembolso do valor pago ou a utilização dele na compra de outro domínio. Em qualquer um desses casos, peça ajuda em nossa Central do Assinante.



2. CONCORRÊNCIA

Também existem casos em que domínios entram em concorrência. Isso pode acontecer se a documentação exigida tiver pendências na Receita Federal ou se os DNS autoritativos não forem informados. Assim como no processo de liberação, diversas pessoas/empresas podem apresentar interesse na compra de um mesmo domínio e criar "tickets" para a aquisição. Aqui, o tempo de espera é mais rápido: a preferência é de quem solicitou o registro primeiro e a expiração do ticket, caso as exigências para registro do domínio não sejam atendidas, é de 14 dias.

Para buscar um domínio de seu interesse e registrá-lo, acesse nossa página de registro.

Adicionar aos Favoritos  Adicionar aos Favoritos    Imprimir este Artigo  Imprimir este Artigo

Esta resposta lhe foi útil?